Maná do Senhor

                                           Adoração ao Senhor

“O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão.”

Salmos 95:6-7ª

O primeiro livro de Samuel começa contando a história da mãe do profeta, sua dor, sua humilhação, sua vergonha e tristeza.

Apesar de ser amada pelo esposo, Ana sofre pela ausência de filhos e, mais ainda, pelo ventre fértil da sua “opositora” Penina.

Penina a humilhava a ponto de deixá-la sem apetite (v.7). Elcana, ainda que a amasse muito, se considerava suficiente para Ana em relação ao seu desejo de ser mãe (“Não sou melhor para ti que dez filhos? perguntou ele - v.8).

Ana, amargurada, foi orar ao SENHOR. Chorando, orava silenciosamente. O Sacerdote Eli, então, observando-a, considerou que estivesse embriagada (v.13).

Incompreendida era essa Ana, não havia quem pudesse lhe aliviar a dor e o sofrimento!

Mas, não era mais nos homens que estava a confiança de Ana. Ela orava ao Deus todo poderoso e SENHOR (v.12). Não a qualquer um, mas àquele que poderia de fato lhe ajudar, com seu poder e majestade.

Ana se confessa ansiosa e aflita (v.16). Diante das palavras do Sacerdote Eli, ela continua a humilde serva (vv. 16 e 18). Frente aquele testemunho de simplicidade e resignação, Eli abençoa Ana (v.17).

Ana já não chora mais. Ela levanta-se, come e muda de aparência, deixando de ser triste (v. 18 b). Ela sentiu a ação do Espírito Santo porque confiou no Senhor, e isso lhe serviu de consolo e lhe devolveu a autoconfiança. Já não importava mais o que os outros pensassem ou falassem. Deus ouviu sua oração, e certamente faria o que fosse melhor.

Antes de voltarem para casa, adoraram ao SENHOR. Já em sua casa, se amaram fisicamente (v.19). Oração, confiança em Deus e atitude para alcançar o objetivo.

O melhor de Deus para Ana, em resposta à sua oração, foi o filho Samuel. Dentre os muitos significados para o nome está: “Eu o pedi ao SENHOR” (v. 20)...

Estava ali, diante de Elcana e Ana, a resposta das orações daquela mulher. Ela fizera um voto (v. 11) e o cumpriu perante o SENHOR (vv. 22-28): devolveu Samuel para Deus. Porém não ficou sem a benção, ao contrário, por sua dedicação, Deus lhe concedeu mais três filhos e duas filhas (cap. 2, v. 21).

Deus ainda faz essas maravilhas nos dias atuais e sempre. Ele pode agir em nosso favor e nos conceder a benção desejada. É só derramar o coração na presença do SENHOR, e aguardar o mover do seu Espírito, que fará maravilhas, e sinais, e o impossível acontecer no meio de nós. Aleluia!

Revda. Marcia Coelho+